Adhemar: afeição absoluta pelo Mangalarga Marchador

José Paulino Macedo e Alzira de Oliveira Macedo, do segmento de hotelaria, trouxeram ao mundo em 23 de dezembro de 1936, precisamente na cidade de Batatais, localizada a 355 quilômetros de São Paulo, Adhemar Oliveira Macedo.

Com apenas nove anos de idade, começou a trabalhar como office-boy nas Casas Pernambucanas de sua cidade natal. Com 18, ingressou como inspetor numa empresa de Bauru, viajando o Brasil inteiro.

Na década de 60, já trabalhava por conta própria, comercializando roupas de cama, mesa e banho, na capital paulista. Em 1962, Adhemar contraiu matrimônio com Heloisa Doria Macedo, de cuja união nasceram quatro filhas: Heloisa, Beatriz, Renata e Andréa. Em 1970 passou a vender lingerie e, deste ano até 1980, mudou para a compra e venda de sapatos, em sociedade com um irmão.

Empreendedor, Adhemar montou, no ano de 1979, uma loja para sua esposa tocar na rua Melo Alves, bairro dos Jardins, na Capital, que continua revendendo artigos de cama, mesa e banho. No mesmo ano, descontente com os passeios que fazia até a praia, resolveu procurar um sítio e achou a propriedade que fica no km 244 da SP-255 – Rodovia Antonio Machado S’antana, no município de São Carlos. Encontrou, segundo ele, um local muito ajeitadinho e levou apenas quinze minutos para fechar o negócio.

Comprou umas trinta vacas e pensou inicialmente no comércio de leite. Mas foi só adquirir duas éguas da raça Mangalarga Marchador para andar e nascer o potro Amareto, pra ele decididamente abandonar as vacas e nascer um verdadeiro amor por esta raça de cavalos. Em seguida veio o Grapete, depois o Degas e o Lindu. Com cinco anos de atividades neste segmento, isto em 1995, tornou-se o 5º maior expositor do Brasil.

Quando fez o cruzamento de JB com 53 (animais paulistas), chamaram Adhemar de louco. E foi um grande sucesso. Uma das conquistas, se vangloria, foi o campeonato nacional conquistado pelo seu garanhão Destaque Damasco, no ano de 1995. São centenas de prêmios conquistados com uma tropa, em agosto de 2010, de mais de 80 animais.

Mas nem tudo é alegria no Haras Girassol. Adhemar se recorda, com imensa tristeza, a perda num único dia das éguas Destaques Chilena, Farra, Dinastia, Bazuca e Química que, agrupadas num canto do piquete, foram atingidas por um raio certeiro.

Adhemar diz que tem uma vida abençoada. Amor sem fim pela esposa exemplar, pelas filhas espetaculares e pela netinha Júlia, filha de Heloisa Helena. Fala com orgulho e irretocável prazer dos cavalos, éguas, potros e potras de sua propriedade, além dos amigos que conseguiu nesta atividade, tendo colaborado decisivamente para o nascimento do Haras Mario Andrade, a cujo dono revela uma consideração superior.

Contatos: 16 9 9253-7755 | 16 9 9222-4403

Bairro Rural, Barroca Funda Brotas
Estado de São Paulo